No dia 05 de outubro, ocorreu o segundo encontro com a turma do 5º ano na Escola Professora Valéria Maria Kirch, na cidade de São José do Sul.
Primeiramente perguntamos aos alunos se eles haviam feito as atividades propostas para serem realizadas em casa da aula anterior, que ocorreu no dia 09 de setembro, que seria buscar o significado das palavras, pesquisar por imagens e criar exemplos utilizando as palavras que havíamos encontrado; mas para o nosso espanto a resposta deles era que, muitos não tinham realizado as atividades ou os que fizeram não haviam terminado tudo.
Logo em seguida, explicamos qual seria as atividades propostas para a tarde. Iniciamos com um jogo analógico chamado Anagrama, com o objetivo de formar e pesquisar palavras. O jogo funcionou da seguinte maneira:dividimos a turma em cinco duplas, e, antes de entrarmos na sala, espalhamos pela praçinha da escola 15 balões (três para cada dupla, separados por cor). Em seguida pedimos para que eles nos acompanhassem e assim explicamos como iria ser o jogo. Cada dupla teve que encontrar os seus três balões marcados por uma cor, onde dentro continha diversas letras que formava uma palavra determinada. Ex: P A L H A Ç O. Com essas letras apenas, as crianças deveriam formar o maior número de palavras que conseguissem, por exemplo, PALHA, AÇO, LAÇO, ALHO, OLÁ, PÃO, PALA, LAPA, PALHAÇO, etc.
Optamos então em realizar mais uma atividade analógica, que é a brincadeira Cabra-Cega. A turma foi dividida em dois grupos (amarelo e vermelho), e a brincadeira funcionou da seguinte maneira: escolhemos palavras difíceis para o vocabulário dos alunos e colamos nas costas de cada um 3 palavras viradas, para que os alunos não visem. Deixamos um dicionário no balanço vermelho e um no amarelo, respectivamente na cor do seu grupo. A brincadeira funcionou da seguinte forme: uma criança foi vendada e teve que pegar um colega, e então era desafiada a adivinhar qual colega era, se acertasse ele poderia escolher uma das palavras que estava colado na suas costas, e ler a palavra para todos. Em seguida os grupos se dirigiam ao balanço de sua cor e procuravam no dicionário o significado da palavra. O grupo que achava primeiro ganhava um ponto e assim sucessivamente.
Assim que terminamos de explicar, pedimos para que na próxima aula trouxessem o significado das palavras pronto, para assim, construir o dicionário que será fundamental para a realização do restante do projeto.
OBS: Todas as palavras encontradas nos dois encontros através de brincadeiras e jogos servirão para a elaboração do dicionário.