quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Relato do 1º encontro:

Realizamos a primeira aula no dia 9 de setembro na Escola Estadual de Ensino Fundamental Valéria Maria Kirch na cidade de São José do Sul. Escolhemos a turma do 5º ano na qual contém 10 alunos.

Em primeiro momento nos apresentamos e explicamos a proposta que queríamos desenvolver; comunicamos que trabalharíamos o dicionário, e de imediato a reação dos alunos foi de desanimo. Continuamos falando que usaríamos jogos, brincadeiras, a sala de informática e celulares para trabalhar a problemática e logo gostaram da ideia.

Iniciamos com um jogo analógico, que tínhamos como objetivo começar a encontrar palavras do interesse dos alunos. O jogo funcionou da seguinte forma: montamos um diagrama com todas as letras do alfabeto e colamos no chão. Dividimos a turma em dois grupos, onde um integrante de cada grupo seria o arremessador e outro o porta-voz. O arremessador atirava um saquinho de areia sobre o diagrama; se o saquinho caia, por exemplo, sobre a letra G, o grupo se reunia com os dicionários e procurava por uma palavra com a letra G que eles tinham interesse. O porta-voz anunciava então, por exemplo: a palavra é GLUTÃO! E o outro grupo era desafiado a encontrar a palavra em um minuto e ler o significado para o grupo que escolheu a palavra. Se o grupo acertava, ganhava um ponto, e, se o significado não conferia, o outro grupo levava um ponto. E assim fomos interagindo até o intervalo.







Quando voltamos do intervalo, nos dirigimos até a sala de informática. Planejávamos fazer um jogo online onde as crianças recebiam uma palavras e tinham que assinalar entre três, qual era o seu significado correto. Porém, tivemos problemas quanto o acesso a internet, e tivemos que mudar nossos planos. A escola tinha pastas de jogos, e lá, encontramos um jogo de completar a letra que faltava na palavra. Combinamos que os alunos anotariam as palavras desconhecidas e que buscariam pesquisar depois no dicionário; assim já trabalhamos um pouco na ortografia, mas mantemos o nosso objetivo de palavra x significado.


Voltamos para a sala e propomos de que para o próximo encontro, eles buscariam o significado das palavras, pesquisariam por imagens e criariam exemplos utilizando as palavras, para assim começar a construção do dicionário.


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Quem somos nós e o que queremos?


Nós, Júlia Franciéle Kuhn Klein, Kellen Garcia Viegas, Mônica Both, Franciéle Fernanda Reichert e Viviane Colling formamos o Clã A Caça ao Conhecimento.

A formação do Clã, partiu de uma proposta da Dra. Prof. Eliane Schlemmer no PA Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde ala desafiou-nos a gamificar um projeto partindo de uma problemática atual.

Visto isso, formamos o Clã A Caça ao Conhecimento, no qual, ressaltamos a problemática da falta de interesse dos alunos em utilizar o dicionário e em ter autonomia de buscar suas dificuldades. A relevância do projeto para o contexto atual é a busca pelo próprio conhecimento, onde hoje nos dias atuais, o ensino ainda é muito bancário, pois o professor apenas deposita informações. E é esse contexto que queremos mudar. Então, nosso Clã uniu duas problemáticas atuais: o dicionário e a autonomia.

Criamos este blog com o propósito de compartilhar nossas experiências práticas; portanto, toda aula que tivermos com os alunos será postada aqui. Esse blog funcionará como um diário, onde contaremos a vocês todo o desenvolvimento do projeto.

Só para lembrar: criamos também uma página no Facebook, onde também será postado o desenvolvimento das aulas. Curtam.