quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Relato do 1º encontro:

Realizamos a primeira aula no dia 9 de setembro na Escola Estadual de Ensino Fundamental Valéria Maria Kirch na cidade de São José do Sul. Escolhemos a turma do 5º ano na qual contém 10 alunos.

Em primeiro momento nos apresentamos e explicamos a proposta que queríamos desenvolver; comunicamos que trabalharíamos o dicionário, e de imediato a reação dos alunos foi de desanimo. Continuamos falando que usaríamos jogos, brincadeiras, a sala de informática e celulares para trabalhar a problemática e logo gostaram da ideia.

Iniciamos com um jogo analógico, que tínhamos como objetivo começar a encontrar palavras do interesse dos alunos. O jogo funcionou da seguinte forma: montamos um diagrama com todas as letras do alfabeto e colamos no chão. Dividimos a turma em dois grupos, onde um integrante de cada grupo seria o arremessador e outro o porta-voz. O arremessador atirava um saquinho de areia sobre o diagrama; se o saquinho caia, por exemplo, sobre a letra G, o grupo se reunia com os dicionários e procurava por uma palavra com a letra G que eles tinham interesse. O porta-voz anunciava então, por exemplo: a palavra é GLUTÃO! E o outro grupo era desafiado a encontrar a palavra em um minuto e ler o significado para o grupo que escolheu a palavra. Se o grupo acertava, ganhava um ponto, e, se o significado não conferia, o outro grupo levava um ponto. E assim fomos interagindo até o intervalo.







Quando voltamos do intervalo, nos dirigimos até a sala de informática. Planejávamos fazer um jogo online onde as crianças recebiam uma palavras e tinham que assinalar entre três, qual era o seu significado correto. Porém, tivemos problemas quanto o acesso a internet, e tivemos que mudar nossos planos. A escola tinha pastas de jogos, e lá, encontramos um jogo de completar a letra que faltava na palavra. Combinamos que os alunos anotariam as palavras desconhecidas e que buscariam pesquisar depois no dicionário; assim já trabalhamos um pouco na ortografia, mas mantemos o nosso objetivo de palavra x significado.


Voltamos para a sala e propomos de que para o próximo encontro, eles buscariam o significado das palavras, pesquisariam por imagens e criariam exemplos utilizando as palavras, para assim começar a construção do dicionário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário