quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Considerações Finais:

No decorrer do projeto tivemos grandes demonstrações da importância do uso de tecnologias dentro da sala de aula, no qual, tivemos a parceria da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Kirch, que aceitou desenvolver o projeto juntamente com nós e que foi possível ver de perto essa realidade que acreditava-se ser distante. Assim, constatamos que quando usadas estas ferramentas com objetivos e metodologias obteremos a construção de novos conhecimentos em nossos alunos, já que também estaremos usando algo que é do cotidiano dos educandos, aproximando-os da sua realidade.

Em relação à proposta do nosso Clã, ficou visível a relevância do uso do dicionário na construção de novos vocabulários na linguagem de nossos alunos, trazendo novos significados e compreensões, auxiliando para a construção de educandos autônomos; o que também tornou-se relevante para a comunidade (alunos, professores, escola, pais, etc.) pois sabem a importância que tem construir e não apenas depositar conhecimento. Portanto, gamificar este projeto foi muito prazeroso para as crianças, já que suas dificuldades foram trabalhadas por meio de jogos, brincadeiras e com ferramentas tecnológicas que acabaram despertando o interesse dos mesmos para novas descobertas.

Por fim, percebemos que o processo de aprendizagem se desenvolveu de forma positiva, pois os alunos demonstraram mais gosto pela leitura e pela pesquisa de forma autônoma, partindo dos seus interesses em novas aprendizagens, seja ela por palavras no dicionário ou por outros assuntos em diferentes fontes de pesquisa.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Relato do 5º encontro:

No dia 09 de novembro ocorreu o encerramento do Projeto A Caça ao Conhecimento!!

Nosso ultimo encontro aconteceu da forma que prevíamos, pois todas as atividades foram realizadas e os alunos se envolveram bastante.

Inicialmente jogamos o jogo do tabuleiro que eles haviam confeccionado na aula anterior. Logo eles estavam meio perdidos mas deram sentido a tudo que eles haviam feito até o momento, o que melhorou na compreensão. O jogo funcionou da seguinte forma: a turma foi organizada em duplas (eles podiam escolher), em seguida eles jogavam o dado e se movimentavam pelo tabuleiro conforme o número tirado. Em seguida retiravam uma ficha, que eles mesmos confeccionaram e respondiam a pergunta, e depois de respondida digitalizavam o código em QR code que continha a resposta. Se acertassem a resposta avançariam mais uma casa, mas se errassem a resposta eles deveriam voltar 1 casa, e assim sucessivamente. Eles não conseguiram finalizar o jogo até a hora do intervalo, então depois que retornaram o jogo foi concluído.





E enquanto o jogo era finalizado, duas de nós fomos para o pátio montar o Caça ao Tesouro que funcionou da seguinte forma: confeccionamos previamente várias pistas em QR code que foram distribuídas planejadamente pelo pátio. A primeira pista foi dada a eles na sala de aula, depois disso, cada grupo seguiu por conta. Os alunos tiveram que associar todas as aprendizagens desenvolvidas no projeto com as pistas que seguiam; até que um dos grupos encontrou o tesouro.






Assim que tudo estava finalizado, discutimos um pouco sobre o que eles acharam do projeto. Todos gostaram muito e gostariam que voltássemos mais vezes. 

Como Clã, nos sentimos muito animadas com os resultados, pois souberam realizar as atividades que envolveram todo o desenvolvimento do projeto.






Relato do 4º encontro:

No dia 04 de novembro realizamos nosso quarto encontro. E estamos chegando na reta final!!

Como o projeto já está sendo finalizado, chegamos na parte mais gostosa do desenvolvimento, que é colocar em prática todas as atividades que foram realizadas até o momento, que foram: encontrar palavras em jogos, brincadeiras e atividades, pesquisar todas as palavras encontradas, confeccionar fichas para o tabuleiro, gerar QR codes para colocar nas fichas e construir o dicionário.


E então, para dar inicio a reta final confeccionamos os tabuleiros de trilha. A confecção foi feita pelos próprios alunos, na qual cinco duplas fizeram uma parte, que depois unidas formaram um grande tabuleiro. Nessa aula os alunos usaram as suas imaginações para decorar e dar sentido ao jogo. Ficamos muito felizes com o desempenho e participação dos alunos, todos eles colaboraram e estavam animados.






Passamos o encontro todo montando as trilhas, que servirão para que os alunos possam colocar em prática tudo que aprenderam.






terça-feira, 3 de novembro de 2015

Relato do 3º encontro:

No dia 19 de outubro, foi realizado o terceiro encontro com a turma do 5º ano na Escola Professora Valéria Maria Kirch.


Primeiramente, queríamos realizar essa aula na sala de informática, mas, por conta dos temporais que aconteceram, a sala sofreu alguns danos e estava interditada; então, usamos os nossos notebooks e ficamos em sala de aula.


Inicialmente dividimos a turma em cinco duplas, as mesmas da aula anterior, para que eles procurassem no dicionário o significado das palavras que eles haviam encontrado em todas as atividades propostas até a aula anterior, e como eles não haviam mais uma vez realizado essa atividade em casa, deixamos para que a fizessem em aula. Porém, trocamos os cadernos dos alunos para que aumentassem o vocabulário e pesquisassem por palavras que eles não conhecessem. 







Enquanto essa atividade era realizada, uma aluna (a única que havia feito os afazeres propostos na aula anterior) elaborou e coloriu a capa do dicionário que estava sendo confeccionado. E assim a turma interagiu até a hora do intervalo.




Depois de concluídas as pesquisas e digitadas no Word; nós, alunos e Clã, juntamos tudo e montamos em forma de dicionário e então convertemos para PDF. Com esse PDF pronto, apresentamo-lhes o Joomag, que é um site que cria revistas onlines: é possível criar livre, criar a partir de um modelo ou adicionar um arquivo em PDF para converter em revista, e foi esse ultimo que optamos. Compartilhamos com vocês o link do dicionário na integra: http://joom.ag/iBup.

Com os notebooks que disponibilizamos, os alunos confeccionaram as fichas com perguntas que serão utilizadas no jogo de tabuleiro que será feito na próxima aula. E assim foi até o termino da aula.