No
decorrer do projeto tivemos grandes demonstrações da importância do uso de
tecnologias dentro da sala de aula, no qual, tivemos a parceria da Escola
Estadual de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Kirch, que aceitou
desenvolver o projeto juntamente com nós e que foi possível ver de perto essa
realidade que acreditava-se ser distante. Assim, constatamos que quando usadas
estas ferramentas com objetivos e metodologias obteremos a construção de novos
conhecimentos em nossos alunos, já que também estaremos usando algo que é do
cotidiano dos educandos, aproximando-os da sua realidade.
Em
relação à proposta do nosso Clã, ficou visível a relevância do uso do
dicionário na construção de novos vocabulários na linguagem de nossos alunos,
trazendo novos significados e compreensões, auxiliando para a construção de
educandos autônomos; o que também tornou-se relevante para a comunidade
(alunos, professores, escola, pais, etc.) pois sabem a importância que tem
construir e não apenas depositar conhecimento. Portanto, gamificar este projeto
foi muito prazeroso para as crianças, já que suas dificuldades foram
trabalhadas por meio de jogos, brincadeiras e com ferramentas tecnológicas que
acabaram despertando o interesse dos mesmos para novas descobertas.
Por
fim, percebemos que o processo de aprendizagem se desenvolveu de forma
positiva, pois os alunos demonstraram mais gosto pela leitura e pela pesquisa
de forma autônoma, partindo dos seus interesses em novas aprendizagens, seja
ela por palavras no dicionário ou por outros assuntos em diferentes fontes de
pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário